04 outubro, 2007

Porque temos necessidade de comunicar sobre o que comemos?

Se somos o que comemos então falarmos sobre o que comemos é falarmos de nós próprios. Mas porque é que sentimos essa necessidade? Temos medo de comermos de forma errada? Queremos comer o que os outros comem? queremos aprender a comer com os outros?

Comer é uma das necessidades mais básicas do ser humano; é um processo influenciado por questões biológicas mas sobretudo culturais e, por isso, todas as regras relacionadas com o acto de comer (preparação, escolha dos alimentos, horários...) iniciam-se com o processo de socialização e desde pequenos é-nos vinculada informação sobre o que comer ,quando, onde e de que forma. Primeiro são os pais depois a escola e ao mesmo tempo somos constantemente bombardeados pela comunição social e pela publicidade sobre quais as escolhas acertadas a fazer, o que é que está na moda, o que nos faz bem, o que devemos evitar....

De uma forma em geral, penso que em Portugal temos uma população desinformada, com pouca cultura cientifíca que torne as pessoas capazes de saberem filtrar a informação chegada diariamente pela publicidade, pelos mass media e pelos pseudo-especialistas que abundam nas revistas e nos programas de televisão.

Cabe ao nutricionista, e a nós ainda estudantes, despertar consciências sobre como melhorar os hábitos alimentares começando desde já pela nossa casa.

5 comentários:

Carla / Lisa disse...

Concordamos plenamente, de facto a nossa população é bombardeada com múltipla informação que nem sempre é a mais correcta.
Cabe-nos a nós como futuras nutricionistas participar activamente na divulgação dos melhores hábitos alimentares!!!
Parabéns

Pimenta na língua disse...

Com certeza que o ambiente familiar influência a aquisição dos hábitos alimentares.. Os pais tem certamente uma função essencial principalmente nos primeiros anos de vida e de aprendizagem.
Como referes, há ainda muitos mitos e conceitos errados ou mal interpretados no mundo da alimentação. É uma verdade que nos cabe a nós e a todos os profissionais de saúde mudar e melhorar mentalidades.

José Silva disse...

Ora eis uma iniciativa meritória.Até certa idade o meu metabolismo aguentou com os meus erros e com a minha ignorância, agora este ano após ter engordado decidi tomar o assunto pelas minhas próprias mãos e informar-me, mas deveras o saber cabe a vocês especialistas na àrea. Por isso fico expectante por ensinamentos.
Gostei muito, beijos.

Pedro Graça disse...

Cara Cátia,

Concordo em parte. Por exemplo, pessoas desinformadas sobre determinados assuntos (leitura de rótulos...) mas bastante informadas sobre outros (percepção da qualidade dos hortícolas...). Um assunto a discutir. Bons trabalhos.

Visao ENFernal disse...

Olá!
Venho felicitar o teu novo blog. Está com um layout aliciante e bem estruturado. Mantém-no sempre actual e será um excelente local para debatermos e a+rendermos vários assuntos.

Um beijinho

Ciro